sábado, 28 de maio de 2011

Bolinho de laranja



4 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa cheia de manteiga

Levar o suco de laranja e a manteiga para ferver. Bater as claras em neve, untar uma à uma as gemas, sempre batendo, adicionar o açúcar. Bater e tirar da batedeira. Peneirar junto a farinha de trigo e o fermento e misturar à massa, colocar o suco de laranja fervente com a manteiga envolvendo toda massa. Forma de 23 cm untada e polvilhada, forno pré aquecido a 180º, teste do palito.
Saindo do forno, fure todo com o palito e molhe com 1 xícara de suco de laranja fervente com 1 colher de manteiga. Polvilhe com açúcar e canela. Enfeitei com jujubas coração.
(não desinformei para ficar mais fácil levar para lanchar com meus fofuchos...)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sequilhos de coco



500 g maizena
1 ovo inteiro
1 lata de leite condensado
100 g coco seco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
Misturar todos os ingredientes, montar os biscoitinhos, colocar em tabuleiro untado e enfarinhado e levar ao forno à 180º, até dourar a parte de baixo.


Bolo molhadinho de paçoca

Massa:
1 1/2 xíc. de açúcar
200 g manteiga
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 xícara de paçoca
1 colher de sopa de fermento.
Bater na batedeira o açúcar com a manteiga até ficar um creme claro. Adicionar os ovos inteiros, um a um, juntar a farinha de trigo, o leite, a paçoca e por último só envolvendo o fermento. Forma de 25 cm untada e polvilhada. Forno pré-aquecido à 180º. Teste do palito. Desenformar, molhar com a calda:
100 ml. de leite, 100 ml de creme de leite e 100 ml de leite condensado, misturar bem e usar.
Cobrir com paçoca esfarelada.

Bolo BOMBOM


Massa:
1 e 1/2 xícara de açúcar
200 g manteiga
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 xícara de pó para pudim sabor coco
1 colher de sopa de fermento em pó
Bater na batedeira o açúcar com a manteiga, juntar os ovos inteiros, um a um, batendo a cada adição. Quando formar um creme claro, colocar a farinha de trigo e misturar, adicionar o leite, o pó para pudim, dê uma rápida batida só para misturar bem. Tirar da batedeira juntar o fermento só envolvendo. Colocar num tabuleiro untado e polvilhado, levar ao forno pré-aquecido à 180º. (teste do palito)
Enquanto esfria o bolo, vamos a CALDA:
Misture 1 lata de leit condensado com 2 xícaras de guaraná.
Agora a MOUSSE:
400 g chocolate ao leite derretido
200 g creme de leite
100 ml água fervente para dissolver 2 colheres de sopa de gelatina incolor sem sabor. Misturar todos os ingredientes e adicionar 1 xícara de chá, medida antes de bater, de chantilly batido.
Levar a geladeira por 30 minutos.
Montagem:
Forre o escorredor de macarrão ou outra forma redonda e funda com papel alumínio. Corte o bolo em fatias. Arrume as fatias de bolo na forma forrada com papel alumínio, molhe bem com a calda, recheie com a mousse, e siga este passo até encher a forma, termine com massa e calda para molhar. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 6 horas ou frezzer por 2 horas.
Desenforme no prato que vai servir. Cubra com chantilly e "risque" com ajuda da manga de confeitar com chocolate branco fracionado. Faça as laterais do bombom com chocolate branco fracionado usando 2 cones feitos com papel manteiga, como se fosse ovo de páscoa.
Tinja com corante rosa perolado na bombinha e acabe com 2 laços de fita.

Este bolo aprendi assitindo vídeo da Isamara Amâncio, no YouTube.

sexta-feira, 6 de maio de 2011