sexta-feira, 25 de outubro de 2013


Bolo de laranja
200 ml de suco de laranja
100 g margarina Qually
3 ovos
2 copos (de 200 g) de açúcar
3 copos (de 200 g) de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Coloque p/ ferver o suco com a margarina. Bata as claras em neve firme, junte uma à uma as gemas sempre batendo. Acrescente o açúcar e volte a bater. Envolva a farinha de trigo e o fermento, que foram peneirados juntos. Adicione o suco fervendo e misture sem bater. Colocar na forma untada e polvilhada e levar ao forno pré-aquecido a 200º. Test do palito.
Quando pronto, desenforme quente e molhe com uma calda feita com 200 ml de suco de laranja e 200 ml de açúcar. Depois de frio leve à geladeira se preferir geladinho.
Rendeu uma forma de 23 cm de diâmetro de silicone com desenho de girassol e 6 cupcakes.



Pão de Queijo
Fonte: Receita da Raphaela Bertin do Grupo Um Dom, uma dádiva
3 ovos
1 xícara de óleo
1xícara de leite
3 xícaras de polvilho doce
100 gramas de queijo ralado
bata tudo no liquidificador e ponha na forminha untada com margarina e asse em forno a 180° por mais ou menos 20 minutos.


Compota de laranja da terra

Comprei as cascas de 10 laranja da terra já raladas e cortadas, então lavei bem e coloquei de molho por umas 12 horas, trocando a água umas 4 vezes. Tornei a lavar uma à uma embaixo da torneira e levei ao fogo em 2 litros de água e deixei fervendo por 30 minutos. Enquanto fervia, fiz à parte uma calda com 600 g de açúcar e 2 copos de água, temperei com canela em pau e cravos da índia. Depois dos 30 minutos fervendo, escorri a água das laranjas e as adicionei na calda, abaixei bem o fogo e deixei até apurar bem a calda. Tirei do fogo e coloquei numa taça alta com tampa.
Comi com queijo minas meia cura… nossa!!! Amei!!!!


Torta de banana

Unte um tabuleiro generosamente com manteiga, cubra com açúcar e canela misturados previamente, corte 10 bananas nanicas ao meio e ao comprido. Arrume-as por cima da mistura de açúcar e canela. Reserve

Acenda o forno 180º p/ aquecer.

Massa do bolo:
2 copos de requeijão de açúcar
150 g manteiga ou margarina
3 ovos inteiros
3 copos de requeijão de farinha de trigo
1 copo de requeijão de leite
1 colher de sopa de fermento em pó Royal

Coloque na batedeira o açúcar, a manteiga e os ovos e bata até ficar cremoso, junte 2 copos de farinha, misture acrescente o leite, misture, junte 1 copo de farinha e bata bem, adicione o fermento só envolvendo.
Coloque esta massa no tabuleiro preparado e reservado e leve ao forno pré aquecido 180º
Teste do palito.
Desenforme quente
.